suahsuahsuhasa
e inlges n precisa de acento mesmo pq dependendo do sentido de conotação as palavras devem ser soadas de forma diferente.
[GM]ZinA[FG] escreveu:No Brasil, o Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu,
que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda,
preparar professores para lecionar em nível superior, seja em
faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa.
Um curso de pós graduação se destina a formar pesquisadores em áreas
específicas do conhecimento. Seu passo seguinte será o doutorado, onde
se capacitará como um pesquisador, assim como as suas especializações, o
Pós-Doutorado e/ou a livre-docência.
Note-se, entretanto, que o mestrado não é pré-condição obrigatória para
o ingresso no doutorado, alunos com um desempenho muito bom na
graduação podem ser aceitos diretamente no doutorado. Esta aceitação
depende da legislação particular de cada Universidade.
No Brasil se organiza da seguinte forma: Os cursos de mestrados,
assim como os de doutorado, são formados exclusivamente por professores
doutores, com suas respectivas linhas de pesquisa e profunda experiência
na sua área. O aluno propõe um projeto de pesquisa para ser aceito num
determinado programa de seu interesse. A lista dos programas de
pós-graduação no Brasil, com seus respectivos conceitos se encontra na
página da CAPES.
Ao iniciar os estudos, sob a orientação de um doutor na área
escolhida e durante um período, usualmente de dois a dois anos e meio, o
aluno realiza pesquisas que deverão resultar em uma dissertação
sobre um determinado assunto escolhido, com metodologia adequada ao
desenvolvimento do trabalho. Além de frequentar disciplinas avançadas,
que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica
individual, de leitura e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um
trabalho de pesquisa científica, que deve ser apresentado em forma
dissertativa. Esta pesquisa pode ser realizada através de estudo de
caso, de pesquisa de campo, em laboratório, etc. Através dela,
acompanhando as últimas informações sobre o assunto, o aluno irá se
introduzir em determinado tema. Este deverá ter sido aceito e
considerado relevante pelos professores do curso de pós-graduação que
esteja cursando, assim como deve estar em consonância de interesse com
as linhas de pesquisa dos professores pesquisadores do curso e estar
informado das principais conquistas do campo do estudo em nível
internacional, o que exige o conhecimento de mais uma língua.
Além das disciplinas, o final do processo é marcado por uma avaliação
na qual o candidato ao título de mestre deverá apresentar seu trabalho a
uma banca examinadora, em geral de três professores, que o julgará
medindo se o aluno adquiriu capacidade de desenvolver um trabalho
autônomo, seguindo as regras da pesquisa e se desenvolveu um trabalho de
destaque no campo escolhido. A banca examinadora é formada pelo
professor orientador e dois professores convidados, especialistas no
assunto tratado. Necessariamente um deles deverá ser de instituição de
ensino superior distinta daquela em que se está cursando. Poderão ser
convidados especialistas no assunto que não tenham título de Doutor, mas
que tenham evidente contribuição naquele campo.
[GM]ZinA[FG] escreveu:No Brasil, o Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu,
que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda,
preparar professores para lecionar em nível superior, seja em
faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa.
Um curso de pós graduação se destina a formar pesquisadores em áreas
específicas do conhecimento. Seu passo seguinte será o doutorado, onde
se capacitará como um pesquisador, assim como as suas especializações, o
Pós-Doutorado e/ou a livre-docência.
Note-se, entretanto, que o mestrado não é pré-condição obrigatória para
o ingresso no doutorado, alunos com um desempenho muito bom na
graduação podem ser aceitos diretamente no doutorado. Esta aceitação
depende da legislação particular de cada Universidade.
No Brasil se organiza da seguinte forma: Os cursos de mestrados,
assim como os de doutorado, são formados exclusivamente por professores
doutores, com suas respectivas linhas de pesquisa e profunda experiência
na sua área. O aluno propõe um projeto de pesquisa para ser aceito num
determinado programa de seu interesse. A lista dos programas de
pós-graduação no Brasil, com seus respectivos conceitos se encontra na
página da CAPES.
Ao iniciar os estudos, sob a orientação de um doutor na área
escolhida e durante um período, usualmente de dois a dois anos e meio, o
aluno realiza pesquisas que deverão resultar em uma dissertação
sobre um determinado assunto escolhido, com metodologia adequada ao
desenvolvimento do trabalho. Além de frequentar disciplinas avançadas,
que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica
individual, de leitura e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um
trabalho de pesquisa científica, que deve ser apresentado em forma
dissertativa. Esta pesquisa pode ser realizada através de estudo de
caso, de pesquisa de campo, em laboratório, etc. Através dela,
acompanhando as últimas informações sobre o assunto, o aluno irá se
introduzir em determinado tema. Este deverá ter sido aceito e
considerado relevante pelos professores do curso de pós-graduação que
esteja cursando, assim como deve estar em consonância de interesse com
as linhas de pesquisa dos professores pesquisadores do curso e estar
informado das principais conquistas do campo do estudo em nível
internacional, o que exige o conhecimento de mais uma língua.
Além das disciplinas, o final do processo é marcado por uma avaliação
na qual o candidato ao título de mestre deverá apresentar seu trabalho a
uma banca examinadora, em geral de três professores, que o julgará
medindo se o aluno adquiriu capacidade de desenvolver um trabalho
autônomo, seguindo as regras da pesquisa e se desenvolveu um trabalho de
destaque no campo escolhido. A banca examinadora é formada pelo
professor orientador e dois professores convidados, especialistas no
assunto tratado. Necessariamente um deles deverá ser de instituição de
ensino superior distinta daquela em que se está cursando. Poderão ser
convidados especialistas no assunto que não tenham título de Doutor, mas
que tenham evidente contribuição naquele campo.
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